quinta-feira, 11 de março de 2010

Simplificador de pré-produção

Para quem quer fazer uma animação (ou qualquer outra espécie de audiovisual) fica aqui a sugestão de uma excelente ferramenta de pré-produção.
Trata-se de um programa open source chamado Celtx. Ele reúne todos (ou quase todos até onde eu pude fuçar nele) os passos de uma pré-produção de uma audiovisual.
O programa tem uma interface simples, muito intuitiva e conta com uma versão em português.


Com ele você pode criar um roteiro e formatá-lo de várias formas (roteiro para teatro, áudio, filme, etc.), com recursos como corretor ortográfico (em português brasileiro), ferramenta de autocompletar nomes entre outras.
É possível também acrescentar pequenos comentários no decorrer do seu roteiro criando post-it's em locais que você mesmo determina, ou até mesmo anexar mídias para referências como imagens, áudio e até mesmo vídeos.
Crie fichas de seus personagens, com suas descrições e características, ainda acrescentando o nome do ator ou dublador de cada personagem em sua respectiva ficha. E nesta área também é possível anexar vários tipos de mídia para referência.
Pode organizar a as cenas através de um esboço de cena, uma espécie de planta baixa da cena, onde por meio de ícones (os quais você pode girar e alterar o tamanho) posicionados na cena você defina onde ficaram os atores, câmeras, iluminação e qualquer outra objeto relevante na cena.
O programa conta com uma agenda de produção na qual você pode marcar o tempo de trabalho de cada dia e quais os horários reservados para as tarefas. E ainda gera relatórios de produtividade para planejar e organizar melhor o seu projeto de audiovisual.
Como se não bastasse você ainda pode compartilhar o projeto com a sua equipe, caso se encontrem muito afastados, ou por comodidade mesmo, através do servidor integrado de Celtx.
Então fica aí a dica pra quem quer começar e não sabe por onde.
O Celtx é uma ótima referência de como organizar a pré-produção de modo simples.

Um comentário:

  1. Coincidência, também estou usando... Ou tentando, apesar de ter instalado a versão em português, ainda me bato pra algumas coisas. Questão de tempo, mesmo assim recomendo. (Hmmm agora já sei a quem pedir socorro...rs)

    ResponderExcluir